De forma resumida, o xamanismo é composto por um conjunto de rituais e crenças ancestrais que têm como objetivo despertar a consciência espiritual em cada indivíduo.
Ele engloba práticas de magia e também evocações com o intuito de estabelecer um contato mais profundo com o plano espiritual e é considerado como uma forma de expressão religiosa.
No xamanismo, o xamã tem a capacidade de entrar em uma espécie de transe, conectar-se com o mundo espiritual e, a partir disso, lidar com diversas coisas, como doenças, por exemplo. Além disso, também pode prever o futuro e afastar o mal (no site maisMistika você consegue ler mais sobre o mundo espiritual).
Então, se você realmente se interessa pelo assunto e deseja se aprofundar ainda mais neste universo, continue lendo a seguir para conhecer os melhores livros sobre xamanismo.
1. “O alimento dos deuses”, por Terence Mckenna
Escrito pelo autor norte-americano Terence Mckenna, “O alimento dos deuses” é um livro que traz em suas páginas uma pesquisa completa e repleta de detalhes sobre o uso de plantas naturais e psicodélicas dentro da cultura xamânica primitiva.
O autor consegue criar, de forma fácil e explicativa, um paralelo entre a diferença do uso dessas substâncias que são capazes de expandir completamente a consciência humana e a utilização das drogas.
2. “Xamanismo e as técnicas arcaicas de êxtase”, por Mircea Eliade
O livro “Xamanismo e as técnicas arcaicas de êxtase”, escrito por Mircea Eliade, é considerado a primeira obra da história a abordar verdadeiramente o que é o xamanismo.
Ao decorrer da leitura, Mircea ajuda seus leitores a entenderem a fundo sobre a origem e a forma de que funciona esse fenômeno. É explicado desde os seus aspectos históricos até a análise do seu simbolismo e da mitologia.
Então, para quem está pensando em começar um estudo realmente detalhado sobre o xamanismo, este com certeza pode ser a escolha ideal para dar início à jornada de conhecimento, pois está repleto de informações úteis.
3. “Alucinações Reais”, por Terence McKenna
“Alucinações Reais”, por Terence McKenna, conta sobre uma viagem realizada pelo próprio ator e seu irmão para a floresta Amazônica. Nessa viagem, Terence conta que eles foram em busca de substâncias psicodélicas naturais que estão presentes na selva, e que foram elas que fizeram com que essa experiência fosse realmente marcante.
Mas além de nadar a viagem, o livro mostra como o misticismo foi crucial durante a trajetória, pois houveram muitas visões e acontecimentos reveladores que causaram uma mudança avassaladora na vida dos irmãos.
4. “A serpente cósmica”, por Jeremy Narby
Em “A serpente cósmica”, o autor Jeremy Narby conta a sua própria história. Ele aborda assuntos bastante relevantes para quem está começando a explorar mais o xamanismo, como o DNA e a história de diversos povos indígenas.
O principal objetivo do autor, era que esses temas fossem abordados de forma simples, clara e dinâmica, para que todos os estilos de leitores pudessem compreender sua obra, não apenas pessoas do mundo acadêmico.