Aromaterapia é uma prática antiga que tem sido utilizada por séculos em diversas culturas para promover bem-estar, equilíbrio emocional e cura.
A aromaterapia usa óleos essenciais que são extratos de plantas altamente concentrados como, por exemplo, o dōTERRA Lavanda, e servem para melhorar a saúde física, emocional e mental. Com o crescente interesse em terapias naturais e holísticas, ela tem se tornado cada vez mais popular.
Se você está interessado em aprender mais sobre a aromaterapia e como ela pode beneficiar sua vida, uma ótima maneira de começar é lendo os melhores livros sobre o assunto. Neste artigo, vamos apresentar uma lista dos melhores livros sobre aromaterapia para ler em 2023, para que você possa aprofundar seu conhecimento e obter mais informações sobre essa prática terapêutica natural. Confira!
1. O Grande Manual da Aromaterapia
“O Grande Manual da Aromaterapia” é uma obra escrita por Dominique Baudoux, doutor em farmácia e renomado aromatologista, com grande destaque na comunidade científica da área.
O livro é repleto de informações fundamentais e de qualidade para quem busca conhecimento em aromaterapia e é considerado um dos melhores para quem deseja informações aprofundadas e de cunho científico sobre o tema.
O manual trata desde a composição bioquímica das moléculas até as propriedades farmacológicas específicas, o que exige do leitor um conhecimento prévio ou um interesse mais profundo no assunto.
O livro também traz a análise de mais de 100 óleos essenciais, seus componentes e indicações terapêuticas, além de termos de botânica, critérios de qualidade, bioquímica e toxicidade dos óleos essenciais.
Com informações práticas e confiáveis, a obra é indicada para profissionais da área da saúde e para aqueles que desejam um conhecimento mais aprofundado sobre a aromaterapia. Para quem tem apenas curiosidade sobre o assunto e ainda não conhece nada, essa pode não ser a obra mais indicada.
2. A Bíblia dos Óleos Essenciais
A obra “A Bíblia dos Óleos Essenciais” é um livro volumoso de 784 páginas, e o título autoexplicativo reflete o conteúdo abrangente. Embora seja considerado um dos melhores livros sobre aromaterapia disponíveis atualmente, esta obra pode não ser a melhor escolha para todos os leitores.
Escrito pela farmacêutica francesa Danièle Festy, este é um livro muito completo, com informações detalhadas sobre a aromaterapia e o uso correto dos óleos essenciais em diversas situações, sem riscos para a saúde.
A autora apresenta ilustrações que tornam a obra ainda mais didática, bonita e adequada para todos os públicos, inclusive pessoas mais leigas. Além disso, o leitor pode aprender a montar um kit pessoal de óleos essenciais com a ajuda deste livro.
No entanto, devido à profundidade e abrangência das informações, “A Bíblia dos Óleos Essenciais” é mais indicada para leitores que desejam conhecer a aromaterapia a fundo.
3. Aromaterapia para Todos
“Aromaterapia para Todos” é um livro que se destaca por ser voltado para um público mais leigo, que tem pouco conhecimento sobre esta ciência fascinante. A obra busca apresentar as informações de forma interessante e atraente, com o objetivo de despertar a curiosidade das pessoas que desejam aprender mais sobre aromaterapia.
Entre os temas abordados neste livro estão a história, usos e benefícios da aromaterapia. Além disso, o leitor pode descobrir curiosidades sobre os principais óleos e a forma como eles agem no corpo e na mente.
A obra também oferece uma visão geral da evolução das técnicas de aromaterapia ao longo do tempo. Tudo isso em um livro de tamanho médio, que pode ser lido facilmente em pouco tempo e sem grande esforço.