A computação forense é um campo do conhecimento que auxilia na resolução de crimes dos mais diversos tipos. Muitos pensam que a área soluciona apenas infrações nos meios digitais, como hackeamento de sistemas, fraudes, roubos, golpes, calúnias, exposição de imagens inadequadas, propagação de violências contra menores, entre outros.
No entanto, a computação forense é essencial para a investigação de quaisquer atos ilegais. Isso se dá, pois, o objetivo é coletar informações digitais relevantes, recuperar itens apagados e investigar minuciosamente cada um dos dados obtidos durante o processo.
Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar os 3 melhores livros sobre computação forense. Assim, você pode aprender sobre as nuances da área e ficar por dentro de cada um dos conhecimentos que envolvem os processos de investigação e obtenção de informações. Não deixe de conferir!
Top 3 melhores livros sobre computação forense
Os livros aqui apresentados são altamente qualificados e muito bem avaliados pelos leitores. Ainda assim, cada um possui uma abordagem exclusiva, portanto, escolha aquele que mais fizer sentido para as suas demandas educacionais.
O público que se interessa pelo tema e também pelo campo das dicas para notebooks ou equipamentos em geral, pode aprender bastante, conhecendo melhor o que é preciso para atuar na área. Acompanhe a seguir para saber mais!
Tratado de Computação Forense
O livro “Tratado de Computação Forense” foi escrito por Jesus Antonio Velho. Ainda assim, muitos co-autores contribuíram para a construção da obra, que é muito bem avaliada pelos leitores.
Dentre os membros da co-autoria, estão peritos federais e civis especializados, atuantes da área de segurança privada e segurança da informação, advogados, entre outros.
Você vai aprender em detalhes como funciona a computação forense em toda a sua abrangência, desde a coleta de evidências, até os ambientes virtuais que ficam ocultos para muitos, onde acontecem os piores tipos de crimes. Vale a pena conferir.
Desvendando a Computação Forense
O livro “Desvendando a Computação Forense” foi escrito por Pedro Monteiro da Silva Eleutério e Marcio Pereira Machado. Ambos são peritos criminais federais altamente especializados no ramo e vão ensinar de forma multidisciplinar, detalhada e complexa, a base global deste campo do conhecimento.
Um de seus diferenciais, é a linguagem simples e acessível, que facilita a compreensão dos procedimentos, conceitos e técnicas principais. Além de ser muito bem avaliado pelos leitores, o livro possui um excelente custo-benefício.
É essencial para “estudantes, professores e profissionais da computação que querem se aventurar nesse importante campo de estudo”. Portanto, vale a pena investir, até mesmo para aqueles que atuam em áreas como o direito.
Perícia Digital: Da Investigação à Análise Forense
Este livro foi escrito por Evandro Dalla Vecchia e é essencial para quem busca uma base simples dos conceitos básicos que envolvem conhecimentos como: segurança da informação, direito cibernético, recuperação de dados, recuperação de senhas, Windows, Linux, dispositivos móveis e redes de computadores.
Portanto, se você é um interessado que busca se especializar ou mesmo se é um estudante que pensa em focar na área de computação forense, a obra pode ser o pontapé inicial, capaz de auxiliar na compreensão posterior de leituras com conhecimentos mais aprofundados. É uma escolha que vale a pena.