É possível abrir um negócio de vendas para clientes empresariais?

Todos os dias nascem novas empresas que são criadas sob diversos modelos de negócios, buscando oferecer soluções diferenciadas ao atender determinada demanda do mercado. Com isso, diferentes linhas de créditos são oferecidas pelos bancos e instituições financeiras – além de crédito financiado pelo governo – para todos os tipos de empresas.

Empresas que vendem para o consumidor final como pessoa física é o tipo comum de CNPJ que vemos por aí, mas e as empresas que vendem ou fazem negócios diretamente com outras empresas? Será que é possível abrir um negócio de vendas para clientes empresariais? Veja alguns pontos que te mostrarão que sim, é possível criar esse negócio e ter muito lucro! 

Entendendo o conceito de negócio B2B

Como falamos logo acima, o tipo de empresa comum que estamos acostumados a ver é a B2C (empresa direcionada ao consumidor), mas existe também o negócio entre empresas B2B (empresa para empresa – em tradução livre), que como a própria sigla já diz, foca no mercado empresarial.

Por exemplo, se você tem uma empresa que vende Dispositivos de Fixação, você facilmente pode mirar na possibilidade mercadológica de vender esses produtos somente para outras empresas. As vendas B2B cumprem uma importante função no mercado, movimentando trilhões de reais todos os anos – e esse número só aumenta!

Pesquise bem seus prospects

Agora que você conheceu o conceito de negócio B2B, sabe que é possível desenvolver um negócio de vendas para clientes empresariais de todos os estilos. Mas como captar esses clientes que, via de regra, são mais exigentes que as pessoas físicas?

O processo de prospecção de clientes no mercado B2B é um pouco mais complexo. Isso acontece porque a jornada desse cliente se torna maior, visto que os tickets dos produtos costumam ser mais altos do que para o consumidor comum. 

Por isso sua empresa deve investir na qualificação dos seus leads, isto é, dos seus clientes em potencial – que são outras empresas.

Prepare sua equipe para abordagem e comunicação

Como falamos anteriormente, no processo de prospecção é necessário um trabalho diferente de abordagem. E isso se dá por diferentes motivos, mas o principal é o próprio fato de se estar negociando com outra empresa.

Diante dessas ‘exigências de mercado’ é necessário que você tenha uma equipe preparada para fazer uma abordagem segura, que transmita confiança para a outra empresa que você deseja oferecer serviços ou produtos.

Você pode fazer isso através de uma abordagem consultiva e estratégica, a fim de contatar aquela empresa mais de uma vez, caso não feche negócio de primeira.

Ofereça variedade de métodos de pagamentos

Na verdade, todo negócio deve oferecer uma gama de variedades de métodos de pagamento. E quando você lida com outra empresa como seu cliente, isso se torna ainda mais importante. Por isso você deve oferecer soluções como pagamento através de cartão de crédito (empresários podem utilizar cartões corporativos), boleto bancário e mais recentemente, o PIX.

Hoje, através de uma conta corrente empresarial (digital ou de bancos físicos), você consegue controlar o caixa da sua empresa, receber pagamentos de boletos e cuidar da saúde financeira do seu negócio com muito mais facilidade do que antigamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *