Os vasos sanitários são essenciais ao dia a dia, uma vez que contribuem diretamente para a manutenção de nosso bem-estar físico. A fim de garantir seu bom funcionamento, é interessante evitar alguns hábitos capazes de causar entupimentos, sendo estes responsáveis por impedir o uso do vaso e causar mau cheiro.
Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de te apresentar formas de dificultar esse transtorno, fazendo com que o vaso sanitário não estrague e que seu uso não seja impedido, evitando gastos indesejados. Prevenir problemas com cuidados bem estabelecidos é a melhor forma de manter a durabilidade dos objetos. Não deixe de conferir!
A regra mais básica: Não jogue lixo no vaso
Jogar itens como papel higiênico, plástico, fio dental, chiclete ou semelhantes pode ser uma das principais causas de entupimento do vaso. Portanto, evite utilizar o sanitário para descarte de lixo. Assim, a durabilidade é mantida e a manutenção também, evitando transtornos no momento de se aliviar.
Além disso, jogar lixo no vaso pode contribuir diretamente não só com a poluição das águas, mas também com o surgimento de vazamentos e entupimentos dos sistemas de esgoto como um todo (não apenas do vaso). Lembre-se de que absorventes e cigarros também devem ser descartados da maneira correta.
Chame manutenção imediata em casos de entupimentos ou vazamentos
Assim que você desconfiar de um vazamento ou identificar que o sanitário entupiu, procure uma empresa desentupidora vaso sanitário ou mesmo encanadores especializados na área. Tais profissionais são capazes de fazer manutenções eficazes, indicando as orientações corretas e evitando que o problema se repita novamente.
Com a solução definitiva, é possível gastar menos e garantir que possíveis desestruturações no encanamento aconteçam. No entanto, opte por empresas confiáveis, com boas avaliações da clientela e que ofereçam o serviço fora do horário comercial, já que isso pode fazer a diferença.
Evite o descarte de cabelos e unhas no vaso
Algumas pessoas criaram o hábito de descartar restos de cabelo e unhas no vaso sanitário, porém este hábito pode causar graves entupimentos e obstruções no encanamento da rede. Portanto, procure jogá-los no lixo, junto com o restante dos descartáveis. Assim você evita transtornos indesejados.
Não se esqueça de que a mesma regra se aplica para os ralos da pia e do chuveiro, pois, quanto mais cabelo descartado, maior é o acúmulo e a possibilidade de entupimento geral do encanamento de esgoto.
Use desodorantes líquidos de vaso sanitário
Os desodorantes de vaso sanitário em formato de pedra podem impedir a passagem da água, causando obstruções no encanamento. Além disso, é muito comum que as pedras sanitárias acabem caindo do seu local de fixação, o que pode ocasionar em entupimentos relativamente sérios.
Deste modo, avalie a possibilidade de utilização de desodorantes sanitários líquidos. Alguns são em formato de spray, que passam o cheiro ao espirrar. Enquanto isso, existem os modelos em gel e em pastilha. Tais modelos ficam grudados na parte de dentro do sanitário e cada nova descarga libera o cheirinho.
Tome os devidos cuidados e evite manutenções constantes!
Com as devidas precauções e cuidados é possível evitar manutenções constantes e desnecessárias. Portanto, siga cada uma das orientações aqui apresentadas para que você não precise passar por transtornos, gastar uma quantia inesperada ou mesmo ficar em um ambiente mau cheiroso. Siga cada uma das dicas e garanta seu bem estar!