7 dicas de como aumentar a visibilidade da sua Pousada

Todos nós sabemos como é desafiador, hoje em dia, fazer uma empresa vender mais e crescer. Todos os setores tem uma concorrência cada vez maior e mais qualificada, a internet trouxe o mundo para dentro das casas e escritórios dos consumidores e estes se tornam cada dia mais exigentes, afinal é muito produto e uma briga incessante usando as inovações tecnológicas e de produção.

Mas você tem uma Pousada diferenciada, um público-alvo definido, o preço está competitivo e o negócio parece não chegar nos possíveis clientes? O que fazer quando temos o negócio perfeito, mas pouca gente conhece ou não reconhece claramente o que estamos vendendo?

Esse desafio é um dos maiores de um empreendimento, seja ele de que segmento e porte for. Nem o melhor dos produtos escapa da necessidade de ser visto o suficiente para que os consumidores lembrem, procurem, comprem e recomendem.

E como agir para que tudo isso aconteça e com mais consumidores a cada dia se transformando em clientes?

A resposta está nas estratégias do Marketing Digital. Vamos falar de 7 dicas de como aumentar a visibilidade da sua Pousada.

Mas antes: você sabe o que é Marketing Digital?

Imagine todos os passos que você precisa executar para dar visibilidade para a sua marca da forma como todos conheceram até hoje: fazer pesquisas de opinião nas ruas ou lugares, definir quem é o público-alvo, quais os melhores meios de levar o produto até elas – TV, rádio, outdoors, panfletos – contratar gráficas e produtoras de vídeos, publicar nas mídias e medir os gastos com o retorno.

O Marketing Digital é tudo isso, porém colocando a Internet como o condutor de todas as ações, desde a pesquisa até a medição, usando diversas funcionalidades e tornando o processo muito mais rápido, mais escalável e de melhor avaliação. Tudo acontece na velocidade dos negócios na grande rede.

Então sempre muito a respeito de sites, blogs, conteúdo, tráfego orgânico, anúncios e outros termos. E acredite: tudo é mais simples e custa muito menos do que você pensa.

1. Invista muito em uma identidade visual

O muito aqui é mais sobre a qualidade do que sobre custo. É preciso uma imagem do seu negócio para que ele seja sempre lembrado e aumente as chances de ser pesquisado e comprado.

Uma identidade visual passa primeiro por um logotipo de qualidade, que transmita de forma direta e elegante o que é o seu negócio. Se pensarmos no nome das 10 maiores empresas do mundo, virá imediatamente à memória os logotipos, reconhecidos onde quer que estejam.

A partir do logotipo, deve-se criar uma composição visual (cores, fundo e logotipo) único em todas as formas de comunicação, virtuais ou não. Assim formamos a face da marca no mercado.

2. Um site que represente a sua relação com o mercado

Infelizmente, muitas empresas ainda usam os sites como meros repositórios de informações institucionais e algumas comerciais básicas ou antiquadas. O resultado é uma página que não fala com a audiência.

Existem inúmeras ferramentas até gratuitas como o Webnode e o Wix onde podemos criar um site moderno, bem estruturado e atraente aos clientes e potenciais clientes. O site deve aliar a transmissão exata da ideia do produto com a modernidade visual e de linguagem.

3. Um blog que converse com seus potenciais clientes

Até tempos atrás, um blog era visto como um diário de assuntos pessoais, porque era basicamente usado por pessoas.

O Marketing Digital descobriu nos blogs uma forma poderosa de comunicação da marca com a sociedade. E por que não falamos consumidores? Porque todos, incluindo nós, queremos o relacionamento e a troca de experiências com as marcas sem a pressão de comprar.

Não se trata de não falar de produtos e vendas, mas de falar no momento certo. Quanto mais natural e não comercial este diálogo, maiores as chances da sua marca estar visível e vender nos caminhos por onde sua audiência vai navegar.

4. Um conteúdo com autoridade e atraente

Tanto no site quanto no blog, a qualidade do conteúdo é fundamental para atrair e, principalmente, manter o público neles. E aqui estamos falando dos temas, da forma como eles são escritos, como são inter-relacionados entre eles, como são relacionados com conteúdos idênticos e com autoridade em outros sites.

Toda esta estrutura, de forma correta, é capaz de atrair audiência organicamente – sem custos de anúncios – e criar uma autoridade que fará toda a diferença na forma como as pessoas olharão para o que a sua empresa publicará. E assim, a autoridade cria confiança, que é o caminho para que consumidores pensem em comprar os seus produtos.

5. As redes sociais são essenciais. Use com moderação

Hoje é impensável um produto atingir seu público sem um site, um blog e também as redes sociais. É onde está o maior público, principalmente o pessoal relacionado a você, os demais sócios, dos colaboradores e que podem se tornar uma audiência do seu negócio.

Porém, uma consultoria de TI, por exemplo, não precisa usar o Instagram, que tem um conteúdo muito visual de produtos. Mas é importante avaliar quais redes devem ser usadas, usar todas pode ser um gasto de tempo e custo desnecessários e com resultados frustrantes.

6. Invista em SEO

SEO é Search Engine Optimization, o conjunto de ferramentas e métricas que vai estudar as melhores formas de criar a máxima visibilidade da sua marca, através do melhor ranqueamento do site, blog e das redes sociais nos mecanismos de busca e gerando tráfego e autoridade para estes ambientes virtuais da sua empresa.

7. Tenha um profissional que cuide de todas estas ações

Como podemos ver, é um conjunto de muitas ações e é importante que todas sejam assertivas ao máximo para obter os melhores resultados em cada fase.

É importante investir em um especialista de Marketing Digital, pois ele terá toda a expertise e a forma mais eficiente de executar estes passos. Existem ótimos profissionais e agências digitais que podem atuar nestas e diversas outras ações relacionadas.

Um aspecto final e tão importante quanto os demais é que estas ações tem um tempo de maturação e retorno. Podemos usa-las como uma estratégia para trazer resultados em um momento delicado da empresa, mas é preciso ter uma visão realista de quando eles virão.

Uma conversa aberta e abrangente com o especialista de Marketing Digital dará as respostas que seu negócio precisa.

Um belo exemplo é a Pousada Recanto da Serra, de Visconde de Maua, que investiu em mídias sociais e no Google e aumentou a sua taxa de reservas em 35% no ano passado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *